Vantagens da contratação com escopo aberto

V

O projeto realizado sob o modelo de contratação com escopo aberto, também conhecido como projeto sob demanda, costuma trazer dúvidas aos clientes em relação à conclusão do trabalho. Por parte dos clientes e dos usuários, a entrega de garantia de um projeto desse porte ainda pode ser recebida com certo receio, mesmo que a contratação com escopo aberto tenha claras vantagens para o seu andamento.

Dessa forma, a maior fonte do receio e da insegurança dos clientes ao contratarem o desenvolvimento de serviço digital na modalidade de escopo aberto (também chamado de variável) é em relação ao tempo de sua conclusão.

Isso ocorre pois uma característica do escopo aberto é, justamente, estar totalmente variável de acordo com a habilidade e o tempo de execução dos desenvolvedores envolvidos.

Aqui não há uma definição estrita de funcionalidades ou orçamento como ocorre no modelo de escopo fechado, o que torna  o acompanhamento e a gestão do projeto ainda mais cruciais para que o acúmulo de horas não se torne um problema para a empresa contratante.

Confira, a seguir, quais vantagens podem ser obtidas como resultado de um projeto trabalhado na modalidade de escopo aberto.

1. Prazo variável de acordo com as necessidades do projeto

O projeto de escopo aberto possui um tempo de desenvolvimento mais flexível em relação ao prazo. Sendo gerenciado e planejado da maneira adequada, esse prazo variável permite que a equipe de desenvolvimento possa se adaptar a quaisquer obstáculos e imprevistos que possam acontecer, seja por parte do cliente ou seja por parte dos próprios colaboradores. Muitas vezes o cliente e sua equipe interna sofrem com tarefas e atribuições que não conseguem corresponder ao prazo de desenvolvimento, por exemplo.

É importante lembrar também de que, em grande parte das vezes, o cliente que requisitou o projeto terá outras prioridades internas que deverão ser atendidas com maior urgência. Isso pode fazer com que ele não consiga avaliar e testar as entregas do projeto desenvolvido por sua equipe de desenvolvedores da forma esperada.

Ter um projeto de escopo aberto torna-o mais adaptável a eventuais atrasos e mudanças de planejamento e estratégia, e seu prazo variável acaba sendo um dos fatores principais para que essa adaptabilidade se torne possível.

2. Maior controle e mais flexibilidade do escopo no desenvolvimento

Como vimos, uma grande vantagem da contratação com escopo aberto está em não haver uma definição estrita de funcionalidades. Isso não significa, claro, que o projeto poderá ser prejudicado pela total abstração de diretrizes.

A elaboração de um documento que facilite a comunicação entre sua equipe de desenvolvedores e os gestores e gerentes de produto sobre quais são os objetivos pretendidos com a solução digital ainda é necessária, mesmo que mais simplificada em relação a uma contratação mais estrita.

A elaboração de um documento de Visão do Sistema, por exemplo, ainda pode servir para o mesmo propósito de estabelecer de forma mais concreta as expectativas a serem alcançadas e de identificar quais são os riscos que poderão ser reduzidos tendo um projeto melhor orientado e com uma instrução mais clara do problema a ser resolvido.

Os resultados de um projeto planejado com um escopo aberto e mais flexível podem ser extremamente positivos para a própria equipe envolvida no projeto. Como o planejamento das iterações pode ser responsável pela adição ou pelo corte de funcionalidades de acordo com a necessidade do projeto, sua estrutura e seu andamento tornam-se muito mais orgânicos.

Havendo um controle e um acompanhamento constante do escopo durante a etapa de desenvolvimento, melhorias nas funcionalidades podem ser implementadas durante o projeto à medida que desenvolvedores, gestores, gerentes e usuários adquirirem maior conhecimento e “experiência” sobre o problema a ser resolvido.

3. Custos reduzidos e variáveis com maior controle sobre iterações

É um desafio que projetos de software consigam gerar uma economia sobre seus processos. Em uma contratação com escopo aberto, no entanto, o fator custo torna-se diretamente ligado ao tempo de execução.

Embora isso possa se tornar uma ameaça em um projeto mal gerenciado ou muito burocrático, uma contratação com escopo aberto gera a oportunidade de planejamento e otimização do tempo de uma maneira muito mais livre e em alguns casos até mesmo mais econômica para o cliente, sem prejudicar a qualidade do projeto em si.

Ao estabelecer e priorizar as funcionalidades principais que serão executadas no projeto, é possível determinar um custo exato sobre as iterações. Isso permite que gestores, cliente, usuários e desenvolvedores tenham todos acesso e controle sobre o andamento e o custo das iterações, facilitando a definição de um orçamento adequado para a realização do projeto.

Considerações finais sobre as vantagens da contratação com escopo aberto

Prazo, escopo e custo devem estar sempre alinhados com o objetivo a ser cumprido, independentemente da modalidade de contratação e do investimento do projeto. Portanto, é importante concluir que, embora a contratação com escopo aberto tecnicamente ofereça mais vantagens, não há projeto de sucesso sem que haja uma participação efetiva do cliente.

O contrato em si é apenas um facilitador burocrático, cabe à gestão e aos profissionais envolvidos saberem estruturar, planejar e, principalmente, comunicar a seus clientes e usuários envolvidos no projeto o que está sendo realizado e como a interação e o feedback de cada iteração e produto desenvolvido ao longo do projeto podem conduzir a solução digital do cliente para um formato eficaz, econômico e de sucesso.

Você já conhecia as vantagens da contratação com escopo aberto? Conhece algum outro benefício dessa modalidade de trabalho? Sua empresa já teve experiência com contratos assim? Participe, deixe sua mensagem nos comentários!

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

Categorias

A Faicon

Redes Sociais