O que é metodologia ágil e como ela pode te ajudar?

O

Sempre que é dado início a algum projeto, é criado um planejamento que guia a sua execução e o seu controle. Para auxiliar o planejamento, adota-se uma metodologia aplicada ao projeto, com um conjunto de técnicas e ferramentas próprias para tornar seu trabalho mais eficiente.

A metodologia ágil surge como uma resposta aos processos burocráticos e como uma forma diferenciada de repensar os recursos e a forma de administrar o desenvolvimento e a execução de um projeto.

Confira nesse post as vantagens da metodologia ágil e como você e o projeto de seu negócio podem se beneficiar com a adoção desse conjunto de práticas!

metodologia ágil

Para começar: você deve abandonar a metodologia tradicional que já utiliza?

Antes de partir para as vantagens e o quão dinâmica a metodologia ágil pode ser, é preciso resolver uma questão importante: deve-se abandonar a metodologia tradicional que a sua empresa já está habituada?

A resposta para essa pergunta depende totalmente dos fatores que envolvem o projeto no qual a metodologia é aplicada. Aspectos como escopo do projeto, custos, prazos e até mesmo a organização das equipes e cultura da empresa devem ser levados em conta antes de qualquer mudança na forma de enxergar e trabalhar a metodologia.

Para saber se a metodologia ágil é adequada aos processos de sua equipe, é preciso primeiro identificar os problemas de uma metodologia tradicional. Métodos tradicionais geralmente são focados em processos, em seguir um padrão de práticas consideradas positivas para que o projeto seja entregue em sua totalidade. Por ter esse foco em excelência nos processos, o método tradicional acaba sendo menos flexível e exigindo um prazo maior para ser aplicado em todo seu fluxo.

Portanto, se o seu projeto demanda um prazo curto e recursos limitados, é possível que todo o fluxo de uma metodologia tradicional não se encaixe nas necessidades e nos objetivos da empresa. É importante sempre lembrar que não existe uma fórmula mágica única para desenvolver um projeto.

O que irá definir a metodologia ideal são os fatores específicos de seu projeto e como ela pode lhe auxiliar a alcançar seus objetivos da melhor forma. Além disso, é possível conciliar as metodologias de acordo com as necessidades de seu projeto, otimizando seus resultados.

Afinal, o que é a metodologia ágil?

O conceito da metodologia ágil tem sua origem na área de desenvolvimento de software, com o Manifesto Ágil (no original, The Agile Manifesto). Sua inspiração vem das técnicas de manufatura de fábricas japonesas das décadas de 1970 e 1980, como Toyota e Honda.

O manifesto foi criado por um grupo de profissionais da área que queriam desenvolver seus projetos com mais qualidade e foco na entrega sem estarem presos a imposições de corporações que insistiam em demandas fora da realidade por conta de um foco em processos que não tinham razão para continuarem existindo.

Na metodologia ágil, o foco do projeto é no trabalho colaborativo, adotando-se fluxos de processos mais dinâmicos e flexíveis. Esse gerenciamento ágil permite que a entrega de um projeto minimamente funcional possa ser realizada e que as melhorias e os incrementos possam ser aplicadas em um prazo muito menor.

A metodologia ágil acabou sendo a base da metodologia Scrum, criada por Jeff Sutherland, um dos desenvolvedores que redigiram o Manifesto Ágil. O Scrum surge como um método de desenvolvimento de produtos e acaba sendo espalhado e aplicado para outros tipos de projeto.

Aplicando a metodologia ágil através do Scrum

Para entender melhor as vantagens da metodologia ágil, é interessante entender como o Scrum define os papéis e as funções no desenvolvimento de seu projeto.

Aqui, temos o Dono do Produto (Product Owner), que responde pelo usuário final e dá a última palavra sobre o que o projeto necessita ou não. Depois dele, temos o Scrum Master, que oferece suporte para a equipe e implementa os princípios da metodologia ágil e do Scrum nos processos de desenvolvimento do projeto.

No processo do Scrum, o Dono do Produto é também encarregado de esquematizar o Backlog, ou seja, a lista de tarefas, exigências e necessidades que precisam ser realizadas para que o projeto seja entregue de forma satisfatória.

Como o Dono do Produto responde pelo usuário final do produto desenvolvido, é papel dele definir também a prioridade dos itens do backlog. Definidas as tarefas e a ordem de prioridade, é atribuído o Sprint. Sprint nada mais é do que uma previsão do tempo que uma tarefa ou um conjunto de tarefas levará para ser concluído. Esse tempo dependerá das necessidades da equipe e do escopo do projeto.

Diariamente a equipe se reúne e discute sobre o andamento do processo do Scrum. Finalizado o Sprint, revisa-se o trabalho e analisa-se em grupo como otimizar o período do próximo conjunto de tarefas.

Apesar das terminologias, é possível notar que o Scrum serve como uma estrutura organizacional em que os preceitos de metodologia ágil podem ser aplicados. Você e sua equipe não são obrigados a seguirem o Scrum à risca, mas é importante ter esse esquema como base e experimentar aplicá-lo ao desenvolvimento de seu projeto de forma a otimizar seus processos.

O dinamismo da metodologia ágil depende de repetição

Outra vantagem que pode ser identificada na metodologia ágil aplicada a projetos é a capacidade contínua e natural de melhoria dos processos. O método do Scrum, definindo seus sprints e a revisão (também chamada de retrospectiva) ao final de cada conjunto de tarefas, constroem-se sobre entregas fáceis de serem repetidas e que já podem oferecer algo funcional e utilizável ao final de cada parte do processo – ao contrário do que ocorre com uma metodologia tradicional, que só considera o projeto pronto quando 100% dele está finalizado e todos os processos foram devidamente documentados e concluídos.

Isso permite que seu projeto receba feedback constantemente em cada uma de suas partes e que o trabalho de sua equipe seja eficiente e não desperdice tempo e dinheiro em funcionalidades ou processos que talvez nem sejam uma exigência do usuário final quando o produto final for entregue. Por consequência, o desenvolvimento do projeto acaba rendendo mais, tendo maior dinamicidade, agilidade e foco nas necessidades reais do cliente.

Você já conhecia a metodologia ágil? Se interessou por seus benefícios? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

1 Comentário

Deixe uma resposta

Por Faicon

Categorias

A Faicon

Redes Sociais

%d blogueiros gostam disto: